Ventilação e Humidificação. É necessário todo o ano!

Num ambiente fechado, a sintonia entre a ventilação e a humidificação pode ser muito benéfica para a sua saúde. O tempo seco e as temperaturas elevadas são, muitas vezes, responsáveis pelo mal-estar e desconfortos como o ressecamento das mucosas, desidratação e até problemas oculares e alergias! E é neste contexto que um equipamento ventilador com humidificador pode ajudá-lo. Mas antes, saiba mais sobre a importância de uma correta ventilação e humidificação da sua casa.

Ventilar e humidificar é essencial

Deixar o seu espaço respirar é determinante para conseguir um bom ambiente. Não é visível a olho nu, mas, muitas vezes, o ar do espaço que frequentamos e em que vivemos está carregado de partículas, como poeiras, pólen, pelos de animais domésticos e outros. Além disso, existem também os bolores, fungos e partículas transportadas pelo ar da preparação de alimentos ou resíduos de matéria orgânica e inorgânica.

Por outro lado, podemos igualmente destacar a existência, não tão frequente mas possível, de uma certa toxicidade do ar. A infiltração de toxinas dentro dos espaços, provenientes de poluentes exteriores, como por exemplo: o tolueno das emissões de veículos, vapores de dióxido de azoto (NO2), monóxido de carbono (CO), etc. que podem entrar nos espaços interiores, contaminando o ar que respiramos.

Como já referimos acima, a conjugação do tempo seco com as temperaturas altas pode ter efeitos bastante nocivos na sua saúde e também na saúde do seu espaço. Para as pessoas que já possuem tendência para alergias, têm uma tosse seca, peso no peito e os olhos irritados, estes sintomas podem ser aliviados com um humidificador de ar.

Como pode constatar, existe um conjunto de circunstâncias que justificam a prática de uma ventilação executada corretamente. Potenciar esta prática é determinante para a sua saúde.

Ventilação e humidificação natural

Existem duas formas de ventilar a sua casa e espaço: natural e mecânica. Para ventilar de forma natural deve, logo pela manhã, para deixar entrar o ar mais fresco, abrir as janelas para o exterior e as portas para o ar ir circulando entre as assoalhadas. O tempo mínimo recomendado para uma ventilação adequada é de 10 minutos. Em períodos com temperaturas muito altas, o ideal é ventilar nas horas de menos calor, de preferência cedo de dia ou à noite, quando a temperatura exterior é mais baixa. Todavia, esta forma natural e muito importante de fazer a ventilação pode ficar aquém, tendo em conta que desta forma não tem controlo sobre o vapor de água no ar interior, fluxo de ar, etc.

Se não quer despender muito dinheiro em vários aparelhos para ventilar e humidificar, o ar condicionado pode ser a solução certa para si!

Ar condicionado

Este equipamento vem dotado de muitas funções, como arrefecimento, aquecimento, purificação do ar e ventilação, que podem ser reguladas através de controlos remotos. Através do controlo remoto, consegue acionar a função desumidificação e, a partir desse momento, o equipamento começará a trabalhar de modo a controlar a humidade. Assim como, pode ligar o aparelho numa temperatura amena e constante com a exterior, por forma a ventilar e renovar o ar da divisão.

O ar condicionado pode ter várias funções que se adaptam às suas necessidades, visite a nossa loja ou entre em contacto com a nossa equipa e encontre o equipamento que precisa.